sexta-feira, 15 de abril de 2016

Pré - 2 Continua brincando de índio


Você sabia? 

Que os índios participam de jogos olímpicos!?

 A primeira edição ocorreu em Goiânia, em outubro de 1996, com a presença de 25 etnias e mais de 400 atletas, e contou com a presença de Pelé, que incluiu o evento no calendário da Secretaria Nacional do Esporte.

CABO DE GUERRA Modalidade praticada para medir a força física, o cabo de guerra é muito aceito entre as etnias participantes de todas as edições dos Jogos, como atrativo emocionante, que arranca manifestação da torcida indígena e do público em geral. Permite a demonstração do conjunto de força física e técnica que cada equipe possui. É uma das provas mais esperadas pelos atletas, pois muitas equipes treinam intensamente em suas aldeias, puxando grandes troncos de árvores. Isso porque, para os indígenas, a força física é de suma importância, dando o caráter de destaque e reconhecimento entre todos. Na preparação de seus guerreiros, os índios sempre procuraram meios de desenvolver e medir a coragem e os limites de sua capacidade na força física.
imagens de índiso disputando o cabo de guerraÉ realizada desde o I Jogos por atletas, com a participação de homens e mulheres. disponível em:<>acesso em: 15 maio 2016

 

 


Após brincarmos de peteca, a turma brincou de cabo de guerra, explorando uma brincadeira conhecida por todos, porém não divulgada como herança indígena. Um jogo cooperativo o qual as crianças apreciaram vivenciar pedindo para repetir várias e várias vezes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário