A turma do maternal 1 ouviu a história : "João e o pé de feijão". Depois, plantaram feijões no algodão, observando seu crescimento, aprendendo como um vegetal se desenvolve.
Contação da história!
A experiência foi fascinante! As crianças já começaram a levar suas plantinhas para casa!
No dia 25 de setembro, nossos alunos tiveram a grande oportunidade de almoçarem aqui na escola com seus familiares. Podemos perceber que foram momentos de muito prazer e felicidade para nossos pequenos!
As cantigas e brincadeiras de roda são manifestações folclóricas onde as crianças se dão as mãos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou não ser acompanhadas de coreografia.
Antigamente, eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira. Hoje, no entanto, é uma manifestação que está sendo esquecida, pois as crianças estão mais interessadas em outros tipos de música e brincadeiras.
As cantigas de rodas, tanto brasileiras quanto estrangeiras, são basicamente folclóricas. Possuem letras, melodias e ritmos simples e lúdicos, envolvendo brincadeiras, danças e trava-línguas. As músicas utilizam, normalmente, um compasso binário.
Alguns acreditam que são originárias de modificações feitas em músicas de autores populares ou criadas anonimamente pelo povo. Por serem repassadas, de geração em geração, através do que se chama transmissão oral, é comum existirem diferenças regionais nas letras de algumas delas.
As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exigem o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva. São também um dos elementos importantes para a integração e o lazer infantil.
Através da atividade lúdica com a cobra e o limoeiro, a turma do Berçário 1 se divertiu, brincando e cantando: "A cobra não tem pé, a cobra não tem mão, como é que a cobra sobe no pezinho de limão? Ela vai..."
A AREIA É UM ELEMENTO NATURAL, QUE AUXILIA NO TRABALHO COM CRIANÇAS AGITADAS, POIS TRAQUILIZA E TEM O PODER DE FAZER COM QUE ELAS SE CONCENTREM NA ATIVIDADE.
BRINCAR NA CASA DE AREIA É AINDA A ATIVIDADE QUE TRABALHA OS SENTIDOS DA CRIANÇAS: TATO (TEXTURAS, TEMPERATURA), VISÃO, OLFATO (AROMAS DIFERENTES), AUDIÇÃO (ESCUTAR O OUTRO), ALÉM DISSO, NOTAMOS QUE SÃO MOMENTOS MUITO PRAZEROSOS PARA OS PEQUENOS!