domingo, 17 de abril de 2016

Iniciando nosso Projeto dos animais! NÍVEL 4 B

A turminha do Nível 4B trabalhou muito nessa semana para montar o cartaz da porta da sala. 
Todos participaram com entusiasmo, interesse e alegria!

Vamos conhecer mais os animais nos próximos meses!







Muitas surpresas, atividades e momentos de aprendizado virão!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Pré - 2 Continua brincando de índio


Você sabia? 

Que os índios participam de jogos olímpicos!?

 A primeira edição ocorreu em Goiânia, em outubro de 1996, com a presença de 25 etnias e mais de 400 atletas, e contou com a presença de Pelé, que incluiu o evento no calendário da Secretaria Nacional do Esporte.

CABO DE GUERRA Modalidade praticada para medir a força física, o cabo de guerra é muito aceito entre as etnias participantes de todas as edições dos Jogos, como atrativo emocionante, que arranca manifestação da torcida indígena e do público em geral. Permite a demonstração do conjunto de força física e técnica que cada equipe possui. É uma das provas mais esperadas pelos atletas, pois muitas equipes treinam intensamente em suas aldeias, puxando grandes troncos de árvores. Isso porque, para os indígenas, a força física é de suma importância, dando o caráter de destaque e reconhecimento entre todos. Na preparação de seus guerreiros, os índios sempre procuraram meios de desenvolver e medir a coragem e os limites de sua capacidade na força física.
imagens de índiso disputando o cabo de guerraÉ realizada desde o I Jogos por atletas, com a participação de homens e mulheres. disponível em:<>acesso em: 15 maio 2016

 

 


Após brincarmos de peteca, a turma brincou de cabo de guerra, explorando uma brincadeira conhecida por todos, porém não divulgada como herança indígena. Um jogo cooperativo o qual as crianças apreciaram vivenciar pedindo para repetir várias e várias vezes.




Pré - 2: Vamos brincar de Índio?????

Após um momento rotineiro de trabalhar o calendário uma aluna me questionou ao ver a ilustração de índio  no calendário de abril ( profe você vai pintar o nosso rosto nesse dia???, nós vamos colocar pena na cabeça???).
Foi o que originou uma longa conversa na rodinha sobre quem era o índio, onde ele mora, como se veste...
Ao invés de pintar seus rostos e/ou usarem um adereço em suas cabeças, informei que nós iríamos brincar do que os índios brincavam. 

Confeccionamos e brincamos de peteca.

Primeiro fizemos bolinhas de papel

Depois enrolamos a bolinha em outra folha de jornal
cortamos as alças e fundo de uma sacola


cobrimos a bola de jornal com a sacola como se fosse um ovo de páscoa

amarramos com a alça e está pronta a peteca

Por fim, foi só diversão...



Pré 1 e 2: Hora do conto: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar”.


Sâmia Gabriela Teixeira

 
 A volta as aulas é um momento de muita expectativa, por parte de todos os envolvidos, crianças, pais e professores. Um período em que procuramos proporcionar aos pequenos momentos mais livres e atividades mais recreativas, pois apesar de já estarem acostumados com a escola e com a rotina, os pequenos estão em polvorosos para contar as novidades, ainda trazem o ritmo de férias consigo e precisamos ir aos poucos retomando toda a nossa rotina.
Pensando nisso no período de páscoa aproveitamos para fazer uma integração com a turma do pré - 1, proporcionando uma hora do conto seguida de uma atividade.



 Após uma hora do conto com recurso de mala-mágica e fantoche as turmas do pré 1 e 2 desenvolveram sua criatividade, motricidade fina com colagem de e.v.a picado e pedaços de fibra.



O resultado foi este, muita criatividade e diversão!!!