quarta-feira, 29 de abril de 2015

JA VAMOS BRINCAR

Brincadeiras como bolinha de gude, cantigas de roda, passa-anel, batata quente, roda pião, escorregar com papelão foram substituídas por videogames e computadores. Como é bom resgatar. 

Tudo vira brincadeira quando se é criança. 






  

As crianças adoraram essa nova experiência.


terça-feira, 28 de abril de 2015

M3-Se sujar faz bem...

 
Com objetivo de explorar espaços diferentes do ambiente escolar, levamos as crianças próximo à escola para vivenciar uma brincadeira muito comum entre as crianças de antigamente. A atividade de descer o barranco escorregando no papelão, fez parte da infância de muitos pais da turma. Essa atividade foi muito prazerosa e divertida, pois em meio às roupas sujas, pudemos observar  a alegria da turma de maternal 3.
Brincar e se sujar faz parte do crescimento e aprendizagem dos nossos pequenos.
 
 













M3 - Mascote do projeto identidade

     Estamos trabalhando com nossos pequenos o projeto sobre "Identidade", para tanto confeccionamos com as crianças uma amiga boneca) que recebeu o nome de Lola e ganhou um pai e uma mãe de faz de conta.
    Juntamente com as crianças realizamos a confecção de um registro de nascimento da coleguinha Lola. Foi muito bom poderem participar dessa atividade e entender a importância da certidão de nascimento. A nova amiga da turminha, em breve, visitará as casas dos alunos do M3.



























quarta-feira, 22 de abril de 2015

Reunião pedagógica sobre a importância do brincar

Nas reuniões da última-sexta, acontece a formação continuada do professores, para que se garanta cada vez mais a qualificação dos profissionais de educação. Na reunião de março a proposta foi toda elaborada a partir da importância do brincar. Segue um dos textos que guiou nossa reflexão nesse dia:


DEZ RAZÕES PARA BRINCAR!

“Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje ,
E eu digo: -Eu brinquei.
Por favor não me entenda mal,
Por enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Hoje eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.” (Anita Wadley)

Meu filho só vai pra creche para brincar.” Quantas vezes ouvimos pais e familiares repetindo esta frase? Inúmeras vezes. A crença de que a creche e/ou a escola de Educação Infantil “só serve” para a criança brincar é algo que já dura há um certo tempo. Não fosse pela conotação e caráter “banal” desta frase, não haveria mal algum, até porque consideramos a brincadeira como algo sério e que precisa ser levado em consideração quando se trata de um desenvolvimento infantil saudável.
A princípio podemos levantar dez razões pelas quais consideramos a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil:
1-     Ao brincar, a criança aprende sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca, portanto, a brincadeira é um elemento que contribui para a construção da identidade e na formação social e cultural do indivíduo;
2-     A brincadeira favorece a capacidade de interação. Brincando, a criança aprende a lidar com o outro, respeitando seus limites, aprende sobre diversidade;
3-     Nas brincadeiras as crianças entram em contato com regras e normas sociais, sendo assim são através das brincadeiras que elas conhecem e aprendem determinados valores e comportamentos culturais;
4-       Ao brincar, a criança consegue expressar, de forma muito mais espontânea, os seus sentimentos e emoções;
5-     O desenvolvimento da linguagem oral, da expressão corporal e comunicação ampliam-se através das brincadeiras;
6-     A capacidade de imaginação, imitação, observação e criatividade são aspectos desenvolvidos no ato de brincar;
7-     Auto estima elevada e autoconfiança são reforçadas nas brincadeiras;
8-     A brincadeira oportuniza a aprendizagem de conceitos e conhecimentos científicos de forma significativa e rica, assim, a brincadeira desenvolve habilidades cognitivas;
9-     Quando a criança brinca, ela consegue compreender determinadas situações conflitantes e aprende a tomar decisões, a resolver problemas;
10-  A  ludicidade que envolve a brincadeira faz com que a criança desenvolva-se plenamente em diversos aspectos (físico, emocional, psicológico e cognitivo) e cresça saudável e feliz;

Brincar de casinha, de supermercado, de “motorista”, de salão de beleza, de consultório médico, de “escola”, de lanchonete, de boneca/boneco, de carrinho, de bola, enfim, brincar é tão importante para a criança quanto estudar, alimentar-se, dormir, porque é também através da brincadeira que o seu intelecto, seu emocional e seu bem estar físico caminharão juntos, pois como diz Carlos Drummond de Andrade: “Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo”.     


 Texto produzido por: Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves

Após a troca de ideias e experiências, partimos da teoria para parte prática realizando uma oficina de confecção de brinquedos.
 Foi uma tarde muito produtiva!!!